O FOTOVOLTAICA-UFSC desenvolve estudos em diversas áreas de aplicação da energia solar no Brasil, com foco principal em sistemas fotovoltaicos integrados ao entorno construído e interligados à rede elétrica pública, os chamados Edifícios Solares Fotovoltaicos. Sem peças móveis, de manutenção mínima, sem produzir ruído ou qualquer tipo de poluição e utilizando a energia praticamente inesgotável do sol, os Edifícios Solares Fotovoltaicos vêm crescendo em importância e aplicação em todo o mundo.
Os Edifícios Solares Fotovoltaicos integram à sua fachada e/ou cobertura módulos solares gerando, de forma descentralizada e junto ao ponto de consumo, energia elétrica pela conversão direta da luz do sol e servindo, ao mesmo tempo, como material de revestimento dessas fachadas e coberturas. Sistemas deste tipo injetam na rede elétrica pública qualquer excedente de energia gerado e, por outro lado, utilizam a rede elétrica como backup quando a quantidade de energia gerada não é suficiente para atender a instalação consumidora.
O Laboratório de Energia Solar – LABENS - tem como objetivos desenvolver pesquisas para determinação da distribuição espacial da radiação solar e do potencial fotovoltaico no estado do Paraná, Brasil, e analisar o desempenho de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFVCR) com diferentes tecnologias nos variados microclimas encontrados no estado. Para isto, conta com uma Rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar - EPESOL - instaladas em seis câmpus da UTFPR no Paraná. Em cada EPESOL foram instalados quatro SFVCR com diferentes tecnologias de módulos fotovoltaicos e uma estação solarimétrica.
Com seu trabalho, o LABENS auxilia na disseminação do conhecimento técnico/científico dessa importante fonte de energia no Estado do Paraná. Tem como principal parceiro nas pesquisas o LABREN/INPE.
O programa SunData destina-se ao cálculo da média mensal da irradiação solar diária em qualquer ponto do território nacional disponibilizado através de consulta via web. Constitui-se em uma tentativa do CRESESB de oferecer uma ferramenta de apoio ao dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.
Após a publicação da 2ª Edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar em 2017, o CRESESB obteve autorização para utilizá-lo na atualização da base de dados do SunData. Produzido a partir de um total de 17 anos de imagens de satélite e validado com dados coletados em solo em todo o território brasileiro, o Atlas Brasileiro de Energia Solar - 2ª Edição é o que se tem de mais moderno em informações de irradiação solar no Brasil.
O banco de dados utilizado nas consultas disponíveis no SunData é o da irradiação global no plano horizontal que contêm informações de mais de 72.000 pontos em todo o território brasileiro com distâncias de aproximadamente 10 km entre eles.
O EStimate é um aplicativo de dimensionamento de energia solar fotovoltaica capaz de auxiliar àqueles que desejam ter um sistema de energia solar em sua residência, tanto para diminuir os custos de energia como para investir em energia limpa, sustentável, colaborando com o meio ambiente e as finanças da família.
Dimensionar um sistema fotovoltaico de energia solar torna-se fácil com o EStimate, que também faz a análise financeira do investimento, informando o tempo e o valor do retorno. Baseado na média diária de consumo de energia e em vários equipamentos disponíveis no mercado, é possível estimar quais deles são adequados ao interessado. Desta forma a escolha é feita com maior segurança, levando em conta a área disponível, o valor total, a confiabilidade do fornecedor, entre outros parâmetros.
Versão para Android disponível no Google Play.
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / DIIAV - Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades
Página atualizada em