Bacharelado em Física (USP, 1973) / Mestrado em Geofísica (USP, 1977) / Doutorado em Geociências (Rice University, EUA, 1980). Realizou estágios de Pós- Doutorado nos estados Unidos, França e Alemanha.
Área de atuação: Pesquisador titular sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tendo ocupado vários cargos de chefia nessa instituição. Atualmente coordena o Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia do Centro de Ciências do Sistema Terrestre. Pesquisador nível 1 do CNPq. Publicou mais de 180 artigos científicos nacionais e internacionais e oito livros. Revisor de varias revistas internacionais e nacionais nas áreas de Mudanças Climáticas Globais, Energias de Fontes Renováveis e Meteorologia Aplicada. Assessor ad-hoc da FAPESP, CAPES, CNPq e FAPESB. Lidera vários projetos e convênios de P & D com financiamentos nacionais e internacionais. Pertence aos corpos docentes de pós-graduação em Meteorologia e do curso de Ciências do Sistema Terrestre, ambos no INPE.
Bacharelado em Engenharia Aeronautica (USP, 2006) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2011) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2021).
Área de atuação: Estudos observacionais de variabilidade e impactos antropogênicos sobre os recursos energéticos renováveis. Modelagem atmosférica aplicada ao setor eólico brasileiro. Coleta, qualificação e disseminação de dados observacionais de recursos energéticos renováveis.
Bacharelado em Física (USP, 1986) / Mestrado em Tecnologia Nuclear (USP, 1992) / Doutorado em Geofísica Espacial (INPE, 2001).
Área de atuação: Modelagem numérica, energias renováveis, sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica e aplicações de radiação eletromagnética na tecnologia de radiologia.
Bacharelado em Física (UECE, 2008) / Mestrado em Meteorologia (UFCG, 2011) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 2015).
Área de atuação: Modelagem atmosférica para levantamento de recursos energéticos renováveis, atuando principalmente nos seguintes temas: solar, eólica e modelagem numérica de mesoescala, modelos estatísticos, redes neurais artificiais e regressão linear múltiplas.
Bacharelado em Meteorologia (USP, 1981) / Mestrado em Meteorologia (USP, 1986) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 1995). Realizou aperfeiçoamento na Pennsylvania State University (dez/2018 a mar/2019).
Área de atuação: Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos temas: Amazônia, camada limite planetaria, clima, floresta e pastagem, radiossondagem, micrometeorologia, ciclo da água, modelagem atmosférica, perfil de vento, meteorologia aeroespacial. Professor responsável pelas disciplinas de Camada Limite Planetária e Micrometeorologia do Programa de Mestrado e Doutorado em Meteorologia do INPE.
Licenciatura Plena em Física (UEMS, 2012) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2015) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 2023).
Área de atuação: Modelagem computacional da transferência da radiação na atmosfera. Os principais temas de atuação são: estimativa da radiação solar/ultravioleta à superfície, modelagem da interação da radiação solar e nuvens, aplicação do sensoriamento remoto meteorológico e simulação com os códigos sbdart e libRadtran.
Bacharelado em Física (UFSM, 2007) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2009) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2015).
Área de atuação: Desenvolvimento e aplicação de testes de controle de qualidade dos dados da rede SONDA. Validação do modelo BRASIL-SR. Levantamento e estudos de variabilidade das fontes de energia solar e eólica.
Bacharelado em Meteorologia (USP, 2005) / Mestrado em Meteorologia (USP, 2008) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE 2016).
Área de atuação: Geociências, com ênfase em Meteorologia Física, tendo atuado principalmente com os seguintes temas: radiação solar, sensoriamento remoto, aerossóis atmosféricos, queimadas na Amazônia, modelagem atmosférica, estimativa de precipitação por satélite.
Bacharelado em Meteorologia (UFAL, 2003) / Mestrado em Ciências Atmosféricas em Engenharia (COPPE/UFRJ, 2006) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 2012).
Área de atuação: Modelagem atmosférica, modelagem computacional, meteorologia da energia, fontes renováveis de energia, meteorologia aplicada e meteo-oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia, radiação solar, energia solar, aerossóis atmosféricos, meteorologia de mesoescala, climatologia, micrometeorologia e oceanografia física.
Bacharelado em Meteorologia (UFSM, 2011) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2014) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2018).
Área de atuação: Recursos de energia renováveis, instrumentação meteorológica, nebulosidade e transferência radiativa no sistema terra-atmosfera.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (USP, 2003) / Especialização em Gestão Ambiental (Unicamp, 2008) / Mestrado em Engenharia Civil (USP, 2012) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2021).
Área de atuação: Análise de tecnologias para geração de energia por fonte solar para uso local na Bacia do Rio São Francisco por abordagem NEXUS água, energia e alimento.
Doutorado em Ciências do Sistema Terrestre, pela Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades (DIIAV/INPE, 2020). Projeto de pesquisa de doutorado desenvolvido no LABREN. Pós-doutorado no Programa IEA USP Cidades Globais (em andamento) / Mestrado em Engenharia Civil, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP, 2003) / Arquiteta e Urbanista, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP, 1992).
Área de atuação: Pesquisa interdisciplinar, modelos espaciais, política urbana e indicadores para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis. Membro da câmara técnica do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CMDU) de São José dos Campos – SP – Brasil.
Bacharelado em Engenharia Elétrica (UTFPR, 1990) / Pós-Graduação em Gerência de Manutenção (UTFPR, 1994) e Gestão da Qualidade e Produtividade (UFPR, 2000) / Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2005) / Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2015).
Área de atuação: Fontes renováveis de energia, energia solar, radiação solar, sistemas fotovoltaicos, planejamento energético. Docente na UTFPR desde 1995 atuando nos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, EAD em Logística e Pós-Graduação em Energias Renováveis. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa em Energia: Políticas Públicas, Finanças & Tecnologia, Núcleo de Gestão de Tecnologia e Inovação, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE / UTFPR). Coordenador do Laboratório de Energia Solar (LABENS / UTFPR) e Líder do Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos (UTFPR), onde desenvolve pesquisas em radiação solar e potencial fotovoltaico juntamente com o LABREN. Revisor de periódicos na área de energia.
Bacharelado em Engenharia Metalúrgica (UFF, 2013) / Mestrado em Engenharia e Tecnologias Espaciais (INPE, 2016) / Doutorado em Engenharia e Tecnologias Espaciais (INPE, 2022).
Área de atuação: Ciências dos Materiais e Sensores, desenvolvendo pesquisa na área de energia solar, especificamente na avaliação do desempenho de módulos fotovoltaicos em campo.
Tecnólogo em Redes de Computadores (IESPES, 2013) / Bacharel em Ciência da Computação (UFOPA, 2018) / Mestre em Computação Aplicada (INPE, 2021).
Área de atuação: Ciência de dados, Inteligência Artificial, Monitoramento Ambiental, Sistemas automáticos para rastreio e previsão de tempestades em curtíssimo prazo (Nowcasting) e Redes de Computadores. Atua no desenvolvimento de ferramentas para formatação e qualificação de dados observacionais da rede SONDA e em algoritmos para processamento de dados ambientais.
Bacharelado em Computação Científica (UNITAU, 2008) / Mestrado em Computação Aplicada (INPE, 2019).
Área de atuação: Desenvolvimento de códigos computacionais para manipulação e organização da base de dados de satélite e aperfeiçoamento do modelo Brasil-SR. Controle e arquivamento das imagens de satélites do banco de dados de entrada do modelo e rodadas do modelo nas suas diversas configurações.
Licenciado em Física (UNESP-Rio Claro, 1985)/ Mestrado em Ciências (ITA, 1989) / Doutorado em Física (Université Paris XI, 1995).
Área de atuação: Responsável pela implementação de procedimentos para a supervisão e gerenciamento da instrumentação utilizadas nas estações da rede SONDA e pela logística das operações de campo. Responsável pelo Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM).
Bacharelado em Física (Universidade de Havana, 2002, revalidado pela UNICAMP em 2017) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2011) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 2016).
Área de atuação: Modelagem atmosférica, modelagem numérica de processos físicos e químicos na troposfera, incluindo emissão e dispersão de poluentes, transformações químicas de gases, deposição seca e úmida de gases e aerossóis, e atividade como CCN de aerossóis atmosféricos. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: meteorologia ambiental, aerossóis atmosféricos, impacto das queimadas na América do Sul, impacto ambiental da geração de energia com combustíveis fósseis.
Bacharelado em Meteorologia (UFRJ, 2004) / Mestrado em Engenharia Mecânica (UFRJ, 2007) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2017).
Área de atuação: Possibilidade de Geração Híbrida Hidro-Solar na Bacia do São Francisco.
Bacharelado em Engenharia Metalúrgica (UFRGS, 1989) / Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRGS, 1991) / PhD em Electrical & Electronic Engineering (University of Western Australia, 1995). Realizou estágios de Pós-doutorado na Alemanha (1995-1996) e Austrália (2011-2012).
Área de atuação: Fundador e Coordenador do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é Professor Titular. Pesquisador nível 1 do CNPq. Diretor do Instituto para o Desenvolvtimento das Energias Alternativas na América Latina (IDEAL). Fundador e Primeiro Presidente da Seção Brasileira da International Solar Energy Society (ISES). Coordena projetos de pesquisa e orienta alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica nas áreas de geração solar fotovoltaica, solarimetria, armazenamento de energia e veículos elétricos.
Bacharelado em Engenharia Mecânica (UFSC, 1992) / Mestrado em Engenharia Mecânica (UFSC, 1995) / Doutorado em Engenharia Mecânica (UFSC, 2003). Realizou estágios de Pós-doutorado no Institute for Advanced Sustainability Studies (Alemanha) e no Instituto Politécnico do Porto (Portugal).
Área de atuação: Professor Associado do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atua na área de Refrigeração e Climatização. Coordenador do Grupo de Energias Alternativas do IFSC, com uma extensa lista de publicações voltadas principalmente às aplicações térmicas da energia solar e estudo do recurso energético solar. Foi presidente da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS) (2011-2013) e representante brasileiro na diretoria da International Solar Energy Society (ISES). Atua também como pesquisador colaborador de laboratórios como LABREN/INPE, Lepten/Labsolar-UFSC e Fotovoltaica/UFSC, além de redes de pesquisa como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia.
Bacharelado em Engenharia Elétrico-eletrônica (FATEC-São José dos Campos, 1986) / Pós-graduação em Engenharia de Computação (Waterloo University, Canadá, 1994) / Mestrado em Ciências da Computação (UFSC, 2000) / Doutorado em Engenharia do Conhecimento (UFSC, 2010).
Área de atuação: Atua em instrumentação de campo, projetos de estações de medição e redes de monitoramento climáticas para energia solar, eólica, clima, energia, processamento de imagens, métodos estatísticos multivariados de identificação de padrões e inteligência computacional.
Bacharelado em Computação Científica (UNITAU, 2011) / Mestrado em Computação Aplicada (INPE, 2018) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, em andamento).
Área de atuação: Computação científica, modelagem numérica, simulações computacionais, dinâmica de fluidos computacional, processamento de alto desempenho.
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2010) / Graduação em Sistemas de Energia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - 2015) / Mestrado em Desastres Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2018) / Doutorado em Ciências do Sistema Terrestre no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, em andamento).
Área de atuação: Fontes Renováveis de Energia, Planejamento Energético, Transição Energética, Mudanças Climáticas, Setor Elétrico.
Graduação em Engenharia Mecãnica (UFV, 2012) / Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA, 2015) / Doutorado em Ciências do Sistema Terrestre (INPE, em andamento).
Área de atuação: Energia de Fontes Renováveis - desenvolvimento de mecanismo de introdução de energia renovável no sistema energético brasileiro.
Pós-doutoranda no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (INPE, em andamento) / Doutorado direto em Engenharia Civil pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e doutorado sanduíche na Technische Universiteit Delft, na Holanda / Engenheira Civil pela Universidade Estadual de Londrina (2016), também possui graduação sanduíche (pelo programa Ciência sem Fronteiras) pela Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha (2015).
Área de atuação: Modelagem de sistemas de energia renovável, otimização linear, sensoriamento remoto e análise de dados de recursos renováveis.
Bacharelado em Física (IF-USP, 2008) / Mestrado em Meteorologia (IAG-USP, 2011) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, em andamento).
Área de atuação: Sensoriamento remoto, modelagem atmosférica, energias renováveis (solar), nebulosidade (influência na energia solar em superfície), modelos estatísticos, aprendizagem de máquina.
Bacharelado em Engenharia Elétrica (INATEL, 2014).
Área de atuação: Colaborador dedicado à padronização de processos e sistemas, manutenção de sensores e equipamentos de telemetria, automatização e otimização da rede SONDA.
Bacharelado em Desenho Industrial (FEBASP, 1997).
Área de atuação: Colaboradora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 2002, é especialista em Sistemas de Informação Geográfica, possuindo ampla experiência na editoração de livros, elaboração de mapas, ilustrações e infográficos científicos. Participou de extensos projetos nacionais e internacionais como os Projetos SONDA, PETROBRAS e SWERA. Atua também na formatação, qualificação e disseminação de dados observacionais solarimétricos e anemométricos e no desenvolvimento e manutenção dos websites do LABREN e da rede SONDA.
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / DIIAV - Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades
Página atualizada em