Dados Pesquisa Produção Equipe Local Contato English

EQUIPE

Enio Bueno Pereira

Bacharel em Física (USP, 1973) / Mestre em Geofísica (USP, 1977) / Doutor em Geociências (Rice University, EUA, 1980). Realizou estágios de Pós- Doutorado nos estados Unidos, França e Alemanha

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Pesquisador titular sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tendo ocupado vários cargos de chefia nessa instituição. Atualmente coordena o Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia do Centro de Ciências do Sistema Terrestre. Pesquisador nível 1 do CNPq. Publicou mais de 180 artigos científicos nacionais e internacionais e oito livros. Revisor de varias revistas internacionais e nacionais nas áreas de Mudanças Climáticas Globais, Energias de Fontes Renováveis e Meteorologia Aplicada. Assessor ad-hoc da FAPESP, CAPES, CNPq e FAPESB. Lidera vários projetos e convênios de P & D com financiamentos nacionais e internacionais. Pertence aos corpos docentes de pós-graduação em Meteorologia e do curso de Ciências do Sistema Terrestre, ambos no INPE.

André Rodrigues Gonçalves

Bacharel em Engenharia Aeronautica (USP, 2006) / Mestre em Meteorologia (INPE, 2011)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Estudos observacionais de variabilidade e impactos antropogênicos sobre os recursos energéticos renováveis. Modelagem atmosférica aplicada ao setor eólico brasileiro. Coleta, qualificação e disseminação de dados observacionais de recursos energéticos renováveis.

Fernando Ramos Martins

Bacharel em Física (USP, 1986) / Mestre em Tecnologia Nuclear (USP, 1992) / Doutor em Geofísica Espacial (INPE, 2001)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Modelagem numérica, energias renováveis, sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica e aplicações de radiação eletromagnética na tecnologia de radiologia.

Francisco José Lopes de Lima

Bacharel em Física (UECE, 2008) / Mestre em Meteorologia (UFCG, 2011) / Doutor em Meteorologia (INPE, 2015)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Modelagem atmosférica para levantamento de recursos energéticos renováveis, atuando principalmente nos seguintes temas: solar, eólica e modelagem numérica de mesoescala, modelos estatísticos, redes neurais artificiais e regressão linear múltiplas.

Marcelo Pizutti Pes

Bacharel em Física (UFSM, 2007) / Mestre em Meteorologia (INPE, 2009) / Doutor em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2015)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Desenvolvimento e aplicação de testes de controle de qualidade dos dados da rede SONDA. Validação do modelo BRASIL-SR. Levantamento e estudos de variabilidade das fontes de energia solar e eólica.

Rodrigo Santos Costa

Bacharel em Meteorologia (UFAL, 2003) / Mestre em Meteorologia (UFRJ, 2006) / Doutor em Meteorologia (INPE, 2012)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Modelagem atmosférica, modelagem computacional, fontes renováveis de energia, meteorologia aplicada e meteo-oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia, radiação solar, energia solar, aerossóis atmosféricos, meteorologia de mesoescala, climatologia, micrometeorologia e oceanografia física.

José Celso Thomaz Júnior

Licenciado em Física (UNESP-Rio Claro, 1985)/ Mestre em Ciências (ITA, 1989) / Doutor em Física (Université Paris XI, 1995)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Responsável pela implementação de procedimentos para a supervisão e gerenciamento da instrumentação utilizadas nas estações da rede SONDA e pela logística das operações de campo. Responsável pelo Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM).

Ricardo Rüther

Bacharel em Engenharia Metalúrgica (UFRGS, 1989) / Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRGS, 1991) / Ph.D. em Electrical & Electronic Engineering (University of Western Australia, 1995). Realizou estágios de Pós-doutorado na Alemanha (1995-1996) e Austrália (2011-2012)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Fundador e Coordenador do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é Professor Titular. Pesquisador nível 1 do CNPq. Diretor do Instituto para o Desenvolvtimento das Energias Alternativas na América Latina (IDEAL). Fundador e Primeiro Presidente da Seção Brasileira da International Solar Energy Society (ISES). Coordena projetos de pesquisa e orienta alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica nas áreas de geração solar fotovoltaica, solarimetria, armazenamento de energia e veículos elétricos.

Samuel Luna de Abreu

Bacharel em Engenharia Mecânica (UFSC, 1992) / Mestre em Engenharia Mecânica (UFSC, 1995) / Doutor em Engenharia Mecânica (UFSC, 2003). Realizou estágios de Pós-doutorado no Institute for Advanced Sustainability Studies (Alemanha) e no Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Professor Associado do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atua na área de Refrigeração e Climatização. Coordenador do Grupo de Energias Alternativas do IFSC, com uma extensa lista de publicações voltadas principalmente às aplicações térmicas da energia solar e estudo do recurso energético solar. Foi presidente da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS) (2011-2013) e representante brasileiro na diretoria da International Solar Energy Society (ISES). Atua também como pesquisador colaborador de laboratórios como LABREN/INPE, Lepten/Labsolar-UFSC e Fotovoltaica/UFSC, além de redes de pesquisa como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia.

Sylvio Luiz Mantelli Neto

Bacharel em Engenharia Elétrico-eletrônica (FATEC-São José dos Campos, 1986) / Pós-graduação em Engenharia de Computação (Waterloo University, Canadá, 1994) / Mestre em Ciências da Computação (UFSC, 2000) / Doutor em Engenharia do Conhecimento (UFSC, 2010)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Atua em instrumentação de campo, projetos de estações de medição e redes de monitoramento climáticas para energia solar, eólica, clima, energia, processamento de imagens, métodos estatísticos multivariados de identificação de padrões e inteligência computacional.

Eduardo Weide Luiz

Bacharel em Meteorologia (UFSM, 2011) / Mestre em Meteorologia (INPE, 2014) / Doutorando em Ciência do Sistema Terrestre (INPE)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Recursos de energia renováveis, instrumentação meteorológica, nebulosidade e transferência radiativa no sistema terra-atmosfera.

Érica Ferraz de Campos

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (USP, 2003) / Especialização em Gestão Ambiental (Unicamp, 2008) / Mestre em Engenharia Civil (USP, 2012) / Doutoranda em Ciência do Sistema Terrestre (INPE)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Análise de tecnologias para geração de energia por fonte solar para uso local na Bacia do Rio São Francisco por abordagem NEXUS água, energia e alimento.

Fabiana Lourenço e Silva Ferreira

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (Puc-Campinas, 1992) / Mestre em Engenharia de Sistemas Prediais para Conforto (USP, 2003) / Doutoranda em Ciência do Sistema Terrestre (INPE)

See Lattes Curriculum

Área de atuação: Analise do desempenho térmico de superfícies urbanas em São José dos Campos, SP - Brasil.

Guilherme Marques Neves

Bacharel em Engenharia Metalúrgica (UFF, 2013) / Mestre em Engenharia e Tecnologias Espaciais (INPE, 2016) / Doutorando em Engenharia e Tecnologias Espaciais (INPE)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Ciências dos Materiais e Sensores, desenvolvendo pesquisa na área de energia solar, especificamente na avaliação do desempenho de módulos fotovoltaicos em campo.

Maria Francisca Azeredo Velloso

Bacharel em Meteorologia (UFRJ, 2004) / Mestre em Engenharia Mecânica (UFRJ, 2007) / Doutora em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2017)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Possibilidade de Geração Híbrida Hidro-Solar na Bacia do São Francisco.

Jefferson Gonçalves de Souza

Bacharel em Computação Científica (UNITAU, 2008) / Mestrando em Computação Aplicada (INPE)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Desenvolvimento de códigos computacionais para manipulação e organização da base de dados de satélite e aperfeiçoamento do modelo Brasil-SR. Controle e arquivamento das imagens de satélites do banco de dados de entrada do modelo e rodadas do modelo nas suas diversas configurações.

Jesarela da Silva Fonseca

Bacharel em Administração de Empresas (FIC, 2005)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Gestão administrativa de compras, auxílio no atendimento à equipe SONDA, controle de documentos técnicos, entrada, acompanhamento e saída de equipamentos, gerenciamento do cronograma de viagens para manutenção das estações do projeto SONDA, junto ao Laboratório de Instrumentação Meteorológica - LIM/CPT.

Silvia Vitorino Pereira

Bacharel em Desenho Industrial (FEBASP, 1997)

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Colaboradora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 2002, é especialista em Sistemas de Informação Geográfica, possuindo ampla experiência na editoração de livros, elaboração de mapas, ilustrações e infográficos científicos. Participou de extensos projetos nacionais e internacionais como os Projetos SONDA, PETROBRAS e SWERA. Atua também na formatação, qualificação e disseminação de dados observacionais solarimétricos e anemométricos e no desenvolvimento e manutenção dos websites do LABREN e da rede SONDA.

 

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / CCST - Centro de Ciência do Sistema Terrestre

MCTIC / INPE

Página atualizada em