Dados Pesquisa Produção Equipe Parcerias Contato Ouvidoria English Español

EQUIPE

Enio Bueno Pereira

Enio Bueno Pereira     (Coordenador)

Bacharelado em Física (USP, 1973) / Mestrado em Geofísica (USP, 1977) / Doutorado em Geociências (Rice University, EUA, 1980). Realizou estágios de Pós- Doutorado nos estados Unidos, França e Alemanha.

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Pesquisador titular sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tendo ocupado vários cargos de chefia nessa instituição. Atualmente coordena o Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia do Centro de Ciências do Sistema Terrestre. Pesquisador nível 1 do CNPq. Publicou mais de 180 artigos científicos nacionais e internacionais e oito livros. Revisor de varias revistas internacionais e nacionais nas áreas de Mudanças Climáticas Globais, Energias de Fontes Renováveis e Meteorologia Aplicada. Assessor ad-hoc da FAPESP, CAPES, CNPq e FAPESB. Lidera vários projetos e convênios de P & D com financiamentos nacionais e internacionais. Pertence aos corpos docentes de pós-graduação em Meteorologia e do curso de Ciências do Sistema Terrestre, ambos no INPE.

André Rodrigues Gonçalves

André Rodrigues Gonçalves

Bacharelado em Engenharia Aeronautica (USP, 2006) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2011) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, em andamento).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Estudos observacionais de variabilidade e impactos antropogênicos sobre os recursos energéticos renováveis. Modelagem atmosférica aplicada ao setor eólico brasileiro. Coleta, qualificação e disseminação de dados observacionais de recursos energéticos renováveis.

Fernando Ramos Martins

Fernando Ramos Martins

Bacharelado em Física (USP, 1986) / Mestrado em Tecnologia Nuclear (USP, 1992) / Doutorado em Geofísica Espacial (INPE, 2001).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Modelagem numérica, energias renováveis, sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica e aplicações de radiação eletromagnética na tecnologia de radiologia.

Francisco José Lopes de Lima

Francisco José Lopes de Lima

Bacharelado em Física (UECE, 2008) / Mestrado em Meteorologia (UFCG, 2011) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 2015).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Modelagem atmosférica para levantamento de recursos energéticos renováveis, atuando principalmente nos seguintes temas: solar, eólica e modelagem numérica de mesoescala, modelos estatísticos, redes neurais artificiais e regressão linear múltiplas.

Gilberto Fisch

Gilberto Fisch

Bacharelado em Meteorologia (USP, 1981) / Mestrado em Meteorologia (USP, 1986) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 1995). Realizou aperfeiçoamento na Pennsylvania State University (dez/2018 a mar/2019).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos temas: Amazônia, camada limite planetaria, clima, floresta e pastagem, radiossondagem, micrometeorologia, ciclo da água, modelagem atmosférica, perfil de vento, meteorologia aeroespacial. Professor responsável pelas disciplinas de Camada Limite Planetária e Micrometeorologia do Programa de Mestrado e Doutorado em Meteorologia do INPE.

Madeleine Sánchez Gácita Casagrande

Madeleine Sánchez Gácita Casagrande

Bacharelado em Física (Universidade de Havana, 2002, revalidado pela UNICAMP em 2017) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2011) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 2016).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Modelagem atmosférica, modelagem numérica de processos físicos e químicos na troposfera, incluindo emissão e dispersão de poluentes, transformações químicas de gases, deposição seca e úmida de gases e aerossóis, e atividade como CCN de aerossóis atmosféricos. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: meteorologia ambiental, aerossóis atmosféricos, impacto das queimadas na América do Sul, impacto ambiental da geração de energia com combustíveis fósseis.

Marcelo Pizzuti Pes

Marcelo Pizzuti Pes

Bacharelado em Física (UFSM, 2007) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2009) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2015).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Desenvolvimento e aplicação de testes de controle de qualidade dos dados da rede SONDA. Validação do modelo BRASIL-SR. Levantamento e estudos de variabilidade das fontes de energia solar e eólica.

Rodrigo Santos Costa

Rodrigo Santos Costa

Bacharelado em Meteorologia (UFAL, 2003) / Mestrado em Ciências Atmosféricas em Engenharia (COPPE/UFRJ, 2006) / Doutorado em Meteorologia (INPE, 2012).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Modelagem atmosférica, modelagem computacional, meteorologia da energia, fontes renováveis de energia, meteorologia aplicada e meteo-oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia, radiação solar, energia solar, aerossóis atmosféricos, meteorologia de mesoescala, climatologia, micrometeorologia e oceanografia física.

Eduardo Weide Luiz

Eduardo Weide Luiz

Bacharelado em Meteorologia (UFSM, 2011) / Mestrado em Meteorologia (INPE, 2014) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2018).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Recursos de energia renováveis, instrumentação meteorológica, nebulosidade e transferência radiativa no sistema terra-atmosfera.

Gerson Máximo Tiepolo

Gerson Máximo Tiepolo

Bacharelado em Engenharia Elétrica (UTFPR, 1990) / Pós-Graduação em Gerência de Manutenção (UTFPR, 1994) e Gestão da Qualidade e Produtividade (UFPR, 2000) / Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2005) / Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2015).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Fontes renováveis de energia, energia solar, radiação solar, sistemas fotovoltaicos, planejamento energético. Docente na UTFPR desde 1995 atuando nos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, EAD em Logística e Pós-Graduação em Energias Renováveis. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa em Energia: Políticas Públicas, Finanças & Tecnologia, Núcleo de Gestão de Tecnologia e Inovação, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE / UTFPR). Coordenador do Laboratório de Energia Solar (LABENS / UTFPR) e Líder do Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos (UTFPR), onde desenvolve pesquisas em radiação solar e potencial fotovoltaico juntamente com o LABREN. Revisor de periódicos na área de energia.

Jefferson Gonçalves de Souza

Jefferson Gonçalves de Souza

Bacharelado em Computação Científica (UNITAU, 2008) / Mestrado em Computação Aplicada (INPE, 2019).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Desenvolvimento de códigos computacionais para manipulação e organização da base de dados de satélite e aperfeiçoamento do modelo Brasil-SR. Controle e arquivamento das imagens de satélites do banco de dados de entrada do modelo e rodadas do modelo nas suas diversas configurações.

José Celso Thomaz Júnior

José Celso Thomaz Júnior

Licenciado em Física (UNESP-Rio Claro, 1985)/ Mestrado em Ciências (ITA, 1989) / Doutorado em Física (Université Paris XI, 1995).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Responsável pela implementação de procedimentos para a supervisão e gerenciamento da instrumentação utilizadas nas estações da rede SONDA e pela logística das operações de campo. Responsável pelo Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM).

Maria Francisca Azeredo Velloso

Maria Francisca Azeredo Velloso

Bacharelado em Meteorologia (UFRJ, 2004) / Mestrado em Engenharia Mecânica (UFRJ, 2007) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, 2017).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Possibilidade de Geração Híbrida Hidro-Solar na Bacia do São Francisco.

Ricardo Rüther

Ricardo Rüther

Bacharelado em Engenharia Metalúrgica (UFRGS, 1989) / Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRGS, 1991) / PhD em Electrical & Electronic Engineering (University of Western Australia, 1995). Realizou estágios de Pós-doutorado na Alemanha (1995-1996) e Austrália (2011-2012).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Fundador e Coordenador do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é Professor Titular. Pesquisador nível 1 do CNPq. Diretor do Instituto para o Desenvolvtimento das Energias Alternativas na América Latina (IDEAL). Fundador e Primeiro Presidente da Seção Brasileira da International Solar Energy Society (ISES). Coordena projetos de pesquisa e orienta alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica nas áreas de geração solar fotovoltaica, solarimetria, armazenamento de energia e veículos elétricos.

Samuel Luna de Abreu

Samuel Luna de Abreu

Bacharelado em Engenharia Mecânica (UFSC, 1992) / Mestrado em Engenharia Mecânica (UFSC, 1995) / Doutorado em Engenharia Mecânica (UFSC, 2003). Realizou estágios de Pós-doutorado no Institute for Advanced Sustainability Studies (Alemanha) e no Instituto Politécnico do Porto (Portugal).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Professor Associado do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atua na área de Refrigeração e Climatização. Coordenador do Grupo de Energias Alternativas do IFSC, com uma extensa lista de publicações voltadas principalmente às aplicações térmicas da energia solar e estudo do recurso energético solar. Foi presidente da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS) (2011-2013) e representante brasileiro na diretoria da International Solar Energy Society (ISES). Atua também como pesquisador colaborador de laboratórios como LABREN/INPE, Lepten/Labsolar-UFSC e Fotovoltaica/UFSC, além de redes de pesquisa como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia.

Sylvio Luiz Mantelli Neto

Sylvio Luiz Mantelli Neto

Bacharelado em Engenharia Elétrico-eletrônica (FATEC-São José dos Campos, 1986) / Pós-graduação em Engenharia de Computação (Waterloo University, Canadá, 1994) / Mestrado em Ciências da Computação (UFSC, 2000) / Doutorado em Engenharia do Conhecimento (UFSC, 2010).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Atua em instrumentação de campo, projetos de estações de medição e redes de monitoramento climáticas para energia solar, eólica, clima, energia, processamento de imagens, métodos estatísticos multivariados de identificação de padrões e inteligência computacional.

Antonio Maurício Zarzur

Antonio Maurício Zarzur

Bacharelado em Computação Científica (UNITAU, 2011) / Mestrado em Computação Aplicada (INPE, 2018) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, em andamento).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Computação científica, modelagem numérica, simulações computacionais, dinâmica de fluidos computacional, processamento de alto desempenho.

Érica Ferraz de Campos

Érica Ferraz de Campos

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (USP, 2003) / Especialização em Gestão Ambiental (Unicamp, 2008) / Mestrado em Engenharia Civil (USP, 2012) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, em andamento).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Análise de tecnologias para geração de energia por fonte solar para uso local na Bacia do Rio São Francisco por abordagem NEXUS água, energia e alimento.

Guilherme Marques Neves

Guilherme Marques Neves

Bacharelado em Engenharia Metalúrgica (UFF, 2013) / Mestrado em Engenharia e Tecnologias Espaciais (INPE, 2016) / Doutorado em Engenharia e Tecnologias Espaciais (INPE, em andamento).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Ciências dos Materiais e Sensores, desenvolvendo pesquisa na área de energia solar, especificamente na avaliação do desempenho de módulos fotovoltaicos em campo.

Meiriele Alvarenga Cumplido

Meiriele Alvarenga Cumplido

Graduação em Engenharia Mecãnica (UFV, 2012) / Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA, 2015) / Doutorado em Ciências do Sistema Terrestre (INPE, em andamento).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Energia de Fontes Renováveis - desenvolvimento de mecanismo de introdução de energia renovável no sistema energético brasileiro.

Vinicius Roggério da Rocha

Vinicius Roggério da Rocha

Bacharelado em Física (IF-USP, 2008) / Mestrado em Meteorologia (IAG-USP, 2011) / Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE, em andamento).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Sensoriamento remoto, modelagem atmosférica, energias renováveis (solar), nebulosidade (influência na energia solar em superfície), modelos estatísticos, aprendizagem de máquina.

Guilherme Bággio M. Machado

Guilherme Bággio M. Machado

Bacharelado em Engenharia Elétrica (INATEL, 2014).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Colaborador dedicado à padronização de processos e sistemas, manutenção de sensores e equipamentos de telemetria, automatização e otimização da rede SONDA.

Helvécio Bezerra Leal Neto

Helvécio Bezerra Leal Neto

Tecnólogo em Redes de Computadores (IESPES, 2013) / Bacharel em Ciência da Computação (UFOPA, 2018) / Mestre em Computação Aplicada (INPE, 2021).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Ciência de dados, Inteligência Artificial, Monitoramento Ambiental, Sistemas automáticos para rastreio e previsão de tempestades em curtíssimo prazo (Nowcasting) e Redes de Computadores. Atua no desenvolvimento de ferramentas para formatação e qualificação de dados observacionais da rede SONDA e em algoritmos para processamento de dados ambientais.

Silvia Vitorino Pereira

Silvia Vitorino Pereira

Bacharelado em Desenho Industrial (FEBASP, 1997).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Colaboradora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 2002, é especialista em Sistemas de Informação Geográfica, possuindo ampla experiência na editoração de livros, elaboração de mapas, ilustrações e infográficos científicos. Participou de extensos projetos nacionais e internacionais como os Projetos SONDA, PETROBRAS e SWERA. Atua também na formatação, qualificação e disseminação de dados observacionais solarimétricos e anemométricos e no desenvolvimento e manutenção dos websites do LABREN e da rede SONDA.

Simone Emiko Barbosa Umeno Schumann

Simone Emiko Barbosa Umeno Schumann

Graduação em Administração (UNIP São José dos Campos, 2008); Técnico em Administração de Empresas (Colégio Olavo Bilac, 2004).

Ver Currículo Lattes

Área de atuação: Gestão financeira; gestão, planejamento e organização de atividades de projetos.

 

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / DIIAV - Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades

MCTI / INPE

Página atualizada em