Dados Pesquisa Produção Equipe Parcerias Contato English Español

PARCERIAS E DESDOBRAMENTOS

FotovoltaicaUFSC

Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina
(FOTOVOLTAICA-UFSC, ou FV-UFSC)

Instalações do FotovoltaicaUFSCO FOTOVOLTAICA-UFSC desenvolve estudos em diversas áreas de aplicação da energia solar no Brasil, com foco principal em sistemas fotovoltaicos integrados ao entorno construído e interligados à rede elétrica pública, os chamados Edifícios Solares Fotovoltaicos. Sem peças móveis, de manutenção mínima, sem produzir ruído ou qualquer tipo de poluição e utilizando a energia praticamente inesgotável do sol, os Edifícios Solares Fotovoltaicos vêm crescendo em importância e aplicação em todo o mundo.

Telhados FotovoltaicosOs Edifícios Solares Fotovoltaicos integram à sua fachada e/ou cobertura módulos solares gerando, de forma descentralizada e junto ao ponto de consumo, energia elétrica pela conversão direta da luz do sol e servindo, ao mesmo tempo, como material de revestimento dessas fachadas e coberturas. Sistemas deste tipo injetam na rede elétrica pública qualquer excedente de energia gerado e, por outro lado, utilizam a rede elétrica como backup quando a quantidade de energia gerada não é suficiente para atender a instalação consumidora.

 

Acessar

 

LABENS

Laboratório de Energia Solar da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
(LABENS-UTFPR)

Sistemas FotovoltaicosO LABENS é um esforço de pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba (UTFPR-CT) e seus parceiros para desenvolver pesquisas relacionadas à energia solar, sua distribuição e potencial fotovoltaico no estado do Paraná, assim como a análise dos índices de mérito de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica de energia instalados na própria Universidade (como referência) e em todo o estado. Os resultados dessas pesquisas têm como principal objetivo auxiliar na disseminação no Paraná dessa importante fonte de energia e de subsidiar a formação de profissionais habilitados para atuar nesta área, por meio de cursos de graduação, pós graduação e extensão.

O LABENS conta com o apoio de importantes instituições de pesquisa, entre elas o Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos, que desenvolve pesquisas relacionadas ao mapeamento e aos diferentes aproveitamentos do potencial da radiação solar, tanto na forma térmica, na conversão da energia térmica em elétrica, como especialmente na conversão direta da radiação solar em energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos, sobretudo no estado do Paraná.

 

Acessar

 

Sundata

Sundata 3.0 (CRESESB)

O programa SunData destina-se ao cálculo da média mensal da irradiação solar diária em qualquer ponto do território nacional disponibilizado através de consulta via web. Constitui-se em uma tentativa do CRESESB de oferecer uma ferramenta de apoio ao dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.

Consulta ao SunDataApós a publicação da 2ª Edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar em 2017, o CRESESB obteve autorização para utilizá-lo na atualização da base de dados do SunData. Produzido a partir de um total de 17 anos de imagens de satélite e validado com dados coletados em solo em todo o território brasileiro, o Atlas Brasileiro de Energia Solar - 2ª Edição é o que se tem de mais moderno em informações de irradiação solar no Brasil.

O banco de dados utilizado nas consultas disponíveis no SunData é o da irradiação global no plano horizontal que contêm informações de mais de 72.000 pontos em todo o território brasileiro com distâncias de aproximadamente 10 km entre eles.

 

Acessar

 

EStimate

Aplicativo EStimate (Universidade Federal de Viçosa)

Aplicativo EStimateO EStimate é um aplicativo de dimensionamento de energia solar fotovoltaica capaz de auxiliar àqueles que desejam ter um sistema de energia solar em sua residência, tanto para diminuir os custos de energia como para investir em energia limpa, sustentável, colaborando com o meio ambiente e as finanças da família.

Dimensionar um sistema fotovoltaico de energia solar torna-se fácil com o EStimate, que também faz a análise financeira do investimento, informando o tempo e o valor do retorno. Baseado na média diária de consumo de energia e em vários equipamentos disponíveis no mercado, é possível estimar quais deles são adequados ao interessado. Desta forma a escolha é feita com maior segurança, levando em conta a área disponível, o valor total, a confiabilidade do fornecedor, entre outros parâmetros.

Versão para Android disponível no Google Play.

 

Acessar

 

 

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / CCST - Centro de Ciência do Sistema Terrestre

MCTIC / INPE

Página atualizada em