Dados Pesquisa Produção Equipe Local Contato English

Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná

Perceptivos à necessidade da sociedade paranaense quanto à perspectiva de utilizar a energia solar como uma importante fonte geradora de energia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituição com mais de 100 anos e referência em ensino e pesquisa, em parceria com a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), referência internacional atuando na vanguarda da ciência de modelamento, coleta e interpretação de dados espaciais diversos, propuseram-se a realizar um trabalho desafiador: mapear, analisar e apresentar a distribuição da radiação solar e do potencial de geração de energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos no Estado do Paraná.

Com este espírito inovador, essas instituições entregam para a sociedade o Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná, que tem como objetivo ser uma ferramenta de consulta e análise do potencial de radiação solar e da geração de energia elétrica fotovoltaica no estado, de forma a promover e disseminar o uso desta fonte em prol do desenvolvimento sustentável.

Os produtos gerados neste Atlas vão desde uma análise do potencial de energia solar e geração de energia elétrica até a apresentação de mapas das diversas componentes da irradiação solar e a interpretação dos valores obtidos.

  PDF (77,3 MB)

 

 

Base de Dados

A base de dados do Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná não pode ser reproduzida ou copiada, integral ou parcialmente, para propósitos comerciais sem a expressa autorização do INPE/UTFPR.

 

  BASE DE DADOS
Resolução espacial de 0,1° x 0,1° (aproximadamente 10 x 10 km).
Sistema de coordenadas geográficas SIRGAS 2000.
Conjunto de caracteres UTF-8.
Formato shapefile (shp).

 

As orientações sobre como ler a base de dados do Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná são as mesmas do Atlas Brasileiro de Energia Solar e podem ser vistas aqui.

 

Ferramenta Web

Em complementação ao Atlas e atendendo a uma sociedade conectada aos inúmeros recursos tecnológicos existentes foi desenvolvida a Ferramenta Interativa Web do Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná, que permite a qualquer cidadão visualizar o potencial solar e fotovoltaico em qualquer local do estado. Essa ferramenta permite visualizar a distribuição espacial da irradiação solar global horizontal, direta normal, difusa e no plano inclinado na latitude por meio de mapas, em forma de valor e na forma gráfica. A Ferramenta Interativa Web do Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná foi desenvolvida pela equipe do Centro Internacional de Hidroinformática do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/CIH), com suporte técnico do Laboratório de Energia Solar (UTFPR/LABENS) e do Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (INPE/CCST/LABREN) e suporte financeiro da Itaipu Binacional.

FERRAMENTA WEB

 

 

Créditos

Todas as informações disponibilizadas por esse Atlas utilizadas em trabalhos acadêmicos, científicos ou profissionais, deverão necessariamente referenciar a fonte como "Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná - 1ª Edição - 2017".

Referenciar a bibliografia da seguinte maneira:

 

 

 

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / CCST - Centro de Ciência do Sistema Terrestre

MCTIC / INPE

Página atualizada em