Projeto SOLTER

 

Projeto SOLTER

 

Equipe


LABTUCAL/UFSC

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Marcia B. H. Mantelli, Engenheira Mecânica com doutorado pela Waterloo University em 1995 (Canadá). Bolsista de produtividade nível 1B do CNPq, atua atualmente como coordenadora do Conselho Acadêmico em Engenharia Mecânica (CA-EM/CNPq). Desde 1996, lidera a equipe do Laboratório de Tubos de Calor (LABTUCAL), um dos laboratórios associados ao Laboratório de Engenharia de Processos de Conversão e Tecnologia de Energia (LEPTEN). Ao longo desse período, acumulou ampla experiência em pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias envolvendo tubos de calor, termossifões e trocadores de calor unidos por difusão, com aplicações aeroespaciais e industriais.

O Prof. Dr. Fabio Antonio Xavier atua como pesquisador na área de Fabricação, com ênfase em Desenvolvimento de Processos de Usinagem, Caracterização de Superfícies, Tribologia e União por Difusão. Desde agosto de 2016 é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é coordenador do LMP (Laboratório de Mecânica de Precisão) e colaborador nos grupos de pesquisa LABMAT (Grupo Interdisciplinar de Materiais), e Labtucal (Laboratório de Tubos de Calor). Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Institut für Produktionsmanagement, Technologie und Werkzeugmaschine (PTW) da Technische Universität Darmstadt, Alemanha (2009).

A Dra. Kênia Warmling Milanez é Engenheira de Alimentos com mestrado e doutorado em Engenharia Química pela UFSC. Atua como pesquisadora no LABTUCAL desde 2008. Possui experiência no gerenciamento de projetos visando o desenvolvimento de trocadores de calor e equipamentos assistidos pela tecnologia de tubos de calor e termossifões.

O Dr. Nelson Londono Pabón é Engenheiro Mecânico com mestrado e doutorado na área de ciências térmicas pela UFSC. Possui experiência em projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação, atuando como pesquisador dentro do projeto. Seus principais temas de pesquisa incluem tubos de calor e termossifões, aproveitamento de energia, trocadores de calor, sistemas de arrefecimento automotivo, além da produção e caracterização de biodiesel e energias alternativas.

O Me. Lucas de Andrade Caldas é Engenheiro e Mestre em Engenharia de Materiais pela UFSC. Atua como pesquisador do projeto na área de desenvolvimento da união por difusão de metais leves. Possui experiência nos processos de usinagem via jato d'água abrasivo e união por difusão para a fabricação de trocadores de calor compactos.

O Me. Fernando Gonçalves de Souza é Engenheiro Mecânico e Mestre em Ciências Térmicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como pesquisador no desenvolvimento de trocadores de calor com armazenamento térmico utilizando materiais de mudança de fase (PCMs). Possui experiência em ciências térmicas, com ênfase no aproveitamento de energia, atuando em projetos com tubos de calor, termossifões bifásicos e ciclos de potência. Seus principais temas de pesquisa incluem ainda trocadores de calor, termossifão, ciclo Rankine e energias alternativas.

Foi realizada a contratação do técnico mecânico Leandro da Silva, que já vem atuando no LABTUCAL em projetos de pesquisa desde 2016 e possui grande experiência na preparação de experimentos, fabricação de protótipos e projetos de pesquisa com a indústria, tendo se especializado em processos de fabricação envolvendo união por difusão.

 

LABREN/INPE

A equipe que atua no INPE é coordenada pelo Dr. Rodrigo Santos Costa, que possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e Doutorado em Meteorologia pelo INPE (2012). É atualmente Tecnologista Pleno do LABREN (Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia), possuindo assim larga experiência na área de Geociências, com ênfase em Modelagem Computacional / Modelagem Atmosférica, Energia, Meteorologia Aplicada e Meteo-Oceanografia. Atualmente atuando na área de Meteorologia Energética com foco em Transição Energética, é um dos líderes do LABREN e, portanto, tem grande experiência na coordenação de trabalhos na área de irradiação solar, sendo um dos autores do Atlas Brasileiro de Energia Solar.

O Dr. Fernando Ramos Martins atua como pesquisador do projeto. Doutor em Geofísica Espacial pelo INPE e docente da UNIFESP, onde coordena o PPG Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. É pesquisador do LABREN, participando e coordenando diversos projetos, na área de modelagem numérica, sensoriamento remoto e SIG aplicados às fontes renováveis de energia.

O Eng. Msc. André Rodrigues Gonçalves atua como pesquisador do projeto junto ao LABREN. Possui experiência em modelagem atmosférica dos recursos solar e eólico e desenvolverá atividades de modelagem estatística dos índices de variabilidade, ajustes de parametrizações de partição entre radiação direta e difusa, dando apoio ainda à atividade de simulações com o modelo satelital BRASIL-SR.






 

INPE

BR

 

Página atualizada em