O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Marcia B. H. Mantelli. Engenheira Mecânica, com doutorado na Waterloo University em 1995 (Canadá), é Bolsista 1D CNPq e correntemente coordenadora do conselho acadêmico em Engenharia Mecânica (CA-EM/CNPq). Coordena a equipe do LABTUCAL/LEPTEN desde 1996 e possui grande experiência acumulada em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de Tubos de Calor e Termossifões e Trocadores de Calor Unidos por Difusão voltados para aplicações aeroespaciais e industriais.
O Prof. Dr. Fábio Xavier, Engenheiro Mecânico, atua como pesquisador no projeto e possui experiência com ênfase na área de fabricação e desenvolvimento de processos de usinagem, caracterização de superfícies e tribologia.
O Prof. Luiz Rodrigues Cisterna, Engenheiro Mecânico, atua como pesquisador e possui experiência na área de ciências térmicas com ênfase em aproveitamento da energia e desenvolvimento de equipamentos de secagem e trocadores de calor assistidos pela tecnologia de termossifões bifásicos.
A Dra. Kênia Warmling Milanez é Engenheira Química/Alimentos e tem doutorado em Engenharia Química na UFSC. Atua no LABTUCAL desde 2010, na administração.
O Eng. Uallas Henrique de Oliveira Brito atua como apoio técnico no projeto e possui experiência na área de fabricação mecânica com ênfase em automação de processos de soldagem. Realizou sua pesquisa de mestrado em desenvolvimento de processos de soldagem orbital.
Foi realizada a contratação do técnico mecânico Leandro da Silva, que já vem atuando no LABTUCAL em projetos de pesquisa desde 2016 e possui grande experiência na preparação de experimentos, fabricação de protótipos e projetos de pesquisa com a indústria, tendo se especializado em processos de fabricação envolvendo união por difusão.
A equipe que atua no INPE é coordenada pelo Dr. Rodrigo Santos Costa, que possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e Doutorado em Meteorologia pelo INPE (2012). É atualmente Tecnologista Pleno do LABREN (Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia), possuindo assim larga experiência na área de Geociências, com ênfase em Modelagem Computacional / Modelagem Atmosférica, Energia, Meteorologia Aplicada e Meteo-Oceanografia. Atualmente atuando na área de Meteorologia Energética com foco em Transição Energética, é um dos líderes do LABREN e, portanto, tem grande experiência na coordenação de trabalhos na área de irradiação solar, sendo um dos autores do Atlas Brasileiro de Energia Solar.
O Dr. Fernando Ramos Martins atua como pesquisador do projeto. Doutor em Geofísica Espacial pelo INPE e docente da UNIFESP, onde coordena o PPG Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. É pesquisador do LABREN, participando e coordenando diversos projetos, na área de modelagem numérica, sensoriamento remoto e SIG aplicados às fontes renováveis de energia.
O Eng. Msc. André Rodrigues Gonçalves atua como pesquisador do projeto junto ao LABREN. Possui experiência em modelagem atmosférica dos recursos solar e eólico e desenvolverá atividades de modelagem estatística dos índices de variabilidade, ajustes de parametrizações de partição entre radiação direta e difusa, dando apoio ainda à atividade de simulações com o modelo satelital BRASIL-SR.
Página atualizada em